Quer saber qual é a importância da cultura nordestina para o Brasil e para o mundo?


A ONU  reconheceu o frevo e a capoeira como patrimônio imaterial da humanidade, ou seja, a importância da cultura nordestina é reconhecida mundialmente. 

Só nordeste!


O nordeste tem riqueza
na pesca e na agricultura
no verde da natureza
no doce da rapadura
um cenário de beleza
da perfeita arquitetura.


Que o povo do nordeste é porreta, isso todo mundo já sabe! Povo guerreiro, acolhedor e " cá para nós", -  eles são divertidíssimos!   O dia 02 de agosto marca o início da semana da cultura nordestina. Essa data foi escolhida para homenagear o " Rei do Baião" Luiz Gonzaga que faleceu no dia 02 de agosto de 1989. Com uma cultura riquíssima, o nordeste é uma região de grande importância para o Brasil. Na música, no artesanato, na culinária, nas culturas religiosas, na literatura e nas danças; essa região é cenário de destaque nacional com sua diversidade de costumes e tradições.


Na Música 

Como foi destacado, não podemos deixar de falar de Luiz Gonzaga o Rei do Baião, porém outros nomes se destacam na música nordestina como de o Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Belchior, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, Alcione, Chico César, Alceu Valença, Raul Seixas e tantos outros, não é mesmo! Quando falamos de música no Brasil, é importante dar ênfase  ao repertório de músicas nordestinas tão enriquecedor no contexto das músicas brasileiras.


semana da cultura nordestina


No Artesanato


O artesanato no nordeste encanta qualquer pessoa pela beleza e também pelas variedades apresentadas. A cultura artesanal é importante meio de sobrevivência para diversas famílias da região, pois gera renda e dá dignidade e valor ao artesão.  Vale lembrar que grande parte da matéria-prima usada nas peças é encontrada  na fauna e flora nativas: barro, couro, cipó, pedras, madeiras etc. Ah! É importante ressaltar que as rendas  nordestinas são reconhecidas mundialmente.


Na Culinária


Influenciada por diversos povos, a culinária nordestina é bastante diversa devido à história da região. Buchada de bode, vatapá, cururu, cuscuz, arroz doce, rapadura, acarajé, bobó de camarão e baião de dois são pratos típicos conhecidos por quase todos brasileiros na atualidade. Esses pratos representam uma pequena parte da gastronomia local que, diga-se de passagem, é divina!


semana da cultura nordestina


Cultura Religiosa


Assim como na culinária, as manifestações religiosas do nordeste tiveram influências de outros povos e são bem diversas, mas a que ainda predomina é a religião católica. Os evangélicos e os candomblecistas também têm um espaço considerável na região.

 

Na Literatura



Não há como falar em literatura no Brasil sem mencionar a região nordestina. A literatura  é um luxo no nordeste, não é mesmo?!  Principalmente,  a literatura de cordel que  traz, por meio dos livretos, histórias encantadoras até hoje. Os pequenos livros são escritos em verso ou em prosa e abordam as mais diversas histórias que se constroem em torno dos assuntos políticos, sociais e religiosos. Essa manifestação cultural da região é falada no Brasil inteiro e também reproduzida nos ambientes escolares como meio de valorizar o povo e a cultura nordestina. Todavia, os grandes nomes da literatura nordestina ecoam mundo afora e estão diretamente ligados à construção da identidade cultural do Brasil. Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queiroz, Ferreira Gullar, Augusto do Anjos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Gonçalves Dias, Patativa do Assaré e tantos outros.


As Danças


As danças no nordeste têm influencia dos povos africanos, indígenas e também dos portugueses. A dança e a música estão presentes nas manifestações folclóricas que são cheias de cores e extravagância, verdadeiros shows com muita alegria e animação. As roupas são cheias de adereços atrelados à historia da música, da cultura local.  Aqui estão algumas danças que são bem conhecidas dos brasileiros: Bumba meu boi, o frevo,  forró, reisado, maracatu, quadrilha.


semana da cultura nordestina

ÁGUAS NORDESTINAS

O Nordeste que tanto implora
as águas da primavera
tem águas que o mundo adora
e terra que a chuva espera
de um lado a seca devora

do outro a beleza impera.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre isso.

Histórias Infantis

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê"

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê" Você já se perdeu na hora de alimentar seu bebê, sem sabe...

POSTAGENS MAIS VISITADAS