Essa história é maravilhosa. Tem uma riqueza de detalhes na ilustração que faz gosto. Poesia, música e também muita alegria e surpresas são encontradas nessa história lírica cheia de fantasia.
LIVRO: A MENINA QUE BORDAVA BILHETES
AUTORA: LENICE GOMES
ILUSTRADOR: ELEN PESTILLI
VÍDEO: COLÉGIO CRISTO REI KIDS
A MENINA QUE BORDAVA BILHETE
Uma menininha chamada Margarida é bordadeira e sai a distribuir os bilhetes pelo vilarejo onde mora, isso acontece depois que um parque de diversões se instala no local. Ela encanta as pessoas, pois seus bilhetes são verdadeiras obras de arte. Bordados à mão, os recadinhos trazem lindas mensagens que mexem com a imaginação e as emoções dos leitores.
DICAS PARA CONTAÇÃO:
Público alvo: infantil
Espaço: biblioteca, pátio, auditório (O espaço diferente da sala de aula chama mais a atenção dos alunos.)
Preparação: Veja as músicas que aparecem no livro, cante-as com os alunos na hora do conto. Prepare um painel na entrada do espaço onde será contada a história. Use a criatividade e faça os bordados que aparecem no livro. Faça os mais fáceis. Faça também os bilhetes da menina Margarida, muitos aparecem no livro, são poesias bordadas.
Na hora do conto: Deixe os alunos se acomodarem e comece cantando... ( Apareceu a Margarida, olê, olê, olá....). Depois, fale o título da história e comente sobre a autora e a ilustração. Comece a contar.
Cantiga: Onde está a Margarida?
Onde está a margarida, olê, olê-olá-á...
Onde está a margarida, olê, seus cavaleiros...
Ela está em seu castelo, olê, olê-o-lá-á...
Ela está em seu castelo, olê, seus cavaleiros...
E o castelo é muito alto, olê, olê-olá-á...
E o castelo é muito alto, olê, seus cavaleiros...
E tirando uma pedra, olê, olê-olá-á...
E tirando uma pedra, olê, seus cavaleiros...
E uma pedra não faz falta, olê, olê-olá-á...
E uma pedra não faz falta, olê, seus cavaleiros...
E tirando outra pedra, olê, olê-olá-á...
E tirando outra pedra, olê, seus cavaleiros...
E apareceu a margarida, olê, olê-olá-á...
E apareceu a margarida, olê, seus cavaleiros...
Dica: Você pode facilitar a compreensão textual dos alunos, fazendo mudanças em algumas partes do livro, tornando a linguagem utilizada pela autora mais acessível ao perfil dos estudantes.
A "contação" é mágica e tem que levar o aluno ao mundo imaginário, para isso, ele tem que entender o que está ouvindo. Há a necessidade da adequação linguística em algumas situações.
Quando aparecerem os bilhetes da Margarida, escolha alguns alunos para fazer a leitura em voz alta, assim participarão da história, tendo a sensação que estão fazendo parte dela.
Temas que podem ser trabalhados:
As diferenças
A menina Margarida é uma protagonista negra, cheia de talento, sensível e muito querida no vilarejo onde mora, portanto, contar essa história no ambiente escolar contribui para a valorização das diferenças, propõe uma realidade antirracista e, além disso, conscientiza em relação ao respeito à diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sobre isso.