É hora do conto? Que tal contar a história: A MENINA QUE BORDAVA BILHETES de Lenice Gomes


Essa história é maravilhosa. Tem uma riqueza de detalhes na ilustração que faz gosto. Poesia, música e também muita alegria e surpresas são encontradas nessa história lírica cheia de fantasia.




LIVRO: A MENINA QUE BORDAVA BILHETES

AUTORA: LENICE GOMES

ILUSTRADOR: ELEN PESTILLI

VÍDEO: COLÉGIO CRISTO REI KIDS




A MENINA QUE BORDAVA BILHETE

Uma menininha chamada Margarida é bordadeira e sai a distribuir os bilhetes pelo vilarejo onde mora, isso acontece depois que um parque de diversões se instala no local. Ela encanta as pessoas, pois seus bilhetes são verdadeiras obras de arte. Bordados à mão, os recadinhos trazem lindas mensagens que mexem com a imaginação e as emoções dos leitores.


DICAS PARA CONTAÇÃO:


Público alvo: infantil


Espaço: biblioteca, pátio, auditório (O espaço diferente da sala de aula chama mais a atenção dos alunos.)


Preparação: Veja as músicas que aparecem no livro, cante-as com os alunos na hora do conto. Prepare um painel na entrada do espaço onde será contada a história. Use a criatividade e faça os bordados que aparecem no livro. Faça os mais fáceis. Faça também os bilhetes da menina Margarida, muitos aparecem no livro, são poesias bordadas.


Na hora do conto: Deixe os alunos se acomodarem e comece cantando... ( Apareceu a Margarida, olê, olê, olá....). Depois, fale o título da história e comente sobre a autora e a ilustração. Comece a contar.


Cantiga: Onde está a Margarida?


Onde está a margarida, olê, olê-olá-á...

Onde está a margarida, olê, seus cavaleiros...

Ela está em seu castelo, olê, olê-o-lá-á...

Ela está em seu castelo, olê, seus cavaleiros...

E o castelo é muito alto, olê, olê-olá-á...

E o castelo é muito alto, olê, seus cavaleiros...

E tirando uma pedra, olê, olê-olá-á...

E tirando uma pedra, olê, seus cavaleiros...

E  uma pedra não faz falta, olê, olê-olá-á...

E  uma pedra não faz falta, olê, seus cavaleiros...

E tirando outra pedra, olê, olê-olá-á...

E tirando outra pedra, olê, seus cavaleiros...

E apareceu a margarida, olê, olê-olá-á...

E apareceu a margarida, olê, seus cavaleiros...


É hora de contar a história da Menina que Bordava Bilhetes de Lenice Gomes



Dica: Você pode facilitar a compreensão textual dos alunos, fazendo mudanças em algumas partes do livro, tornando a linguagem utilizada pela autora mais acessível ao perfil dos estudantes.


A "contação" é mágica e tem que levar o aluno ao mundo imaginário, para isso, ele tem que entender o que está ouvindo. Há a necessidade da adequação linguística em algumas situações.




Quando aparecerem os bilhetes da Margarida, escolha alguns alunos para fazer a leitura em voz alta, assim participarão da história, tendo a sensação que estão fazendo parte dela.



Temas que podem ser trabalhados:


As diferenças


A menina Margarida é uma protagonista negra, cheia de talento, sensível e muito querida no vilarejo onde mora, portanto, contar essa história no ambiente escolar contribui para a valorização das diferenças, propõe uma realidade antirracista e, além disso, conscientiza em relação ao respeito à diversidade.


Brincadeiras Infantis

A história aborda algumas brincadeiras infantis como a amarelinha, cabra cega, esconde-esconde. É uma "porta aberta" para o resgate de momentos de muita diversão e alegria com as crianças.

Amizade


O livro mostra a amizade de Margarida com os outros personagens, o quanto é querida e respeitada por eles. Essa abordagem pode contribuir para fortalecer os laços de amizade entre as crianças, as relações de afeto, respeito e a importância da sociabilidade.

Arte


Os bordados de Margarida são também protagonizados na história, pois é através deles que ela leva suas mensagens ao povo do vilarejo. A arte muda vida, transforma pessoas, aguça sensações como mostrado no conto. A produção de um varal de poesias poderá ser feito com as crianças, reproduzindo a arte dos bordados de Margarida.

a menina que bordava bilhetes













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre isso.

Histórias Infantis

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê"

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê" Você já se perdeu na hora de alimentar seu bebê, sem sabe...

POSTAGENS MAIS VISITADAS