A Joaninha que Perdeu as Pintinhas - Ducarmo Paes




Você conhece a Tininha?

Conhece a Joaninha que perdeu as pintinhas?




Através da história " A Joaninha que perdeu as pintinhas" é possível oferecer às crianças desafios interpretativos dentro de uma proposta sequencial. Ao assistir ao vídeo é importante estimular o pensamento dos pequenos, mostrando cada personagem, explorando cada cena( elementos, cenários), cada acontecimento. 


Fazer questionamentos também é um meio de levar à reflexão e ajudar no processo de interpretação. Por exemplo, fazer perguntas como: " Por que a Joaninha perdeu as pintinhas? Por que a mãe de Tininha achou que estava sendo enganada? O que Tininha fez para tentar encontrar suas pintinhas? Quem ajudou Tininha a resolver seu problema?


Se a criança apresentar dúvidas, mostre novamente as cenas para que ela possa destravar seu entendimento. As crianças sentem a necessidade de ouvir as histórias diversas vezes, pois é através da repetição que elas conseguem fixar o conhecimento e a compreensão. Todas as vezes que ouvem e veem a história descobrem algo novo, dessa forma ampliam o conhecimento e consequentemente o entendimento.



As histórias infantis como a "Joaninha que perdeu as pintinhas" têm o poder de ampliar a imaginação da criança e fazer com que ela confronte a realidade. Por isso, é tão importante o estímulo para a aquisição do hábito de leitura. É através das histórias que o raciocínio, a criatividade, a empatia, o respeito e muitos outros valores são desenvolvidos.


a joaninha que perdeu as pintinhas

Ducarmo paes


Tininha passeava sozinha

E foi um rio atravessar. 

Escorregou no galho seco

Começou então a gritar...


-Socorro!!!

Eu não sei nadar.


Na àgua se debatia,

Pois não sabia nadar.

Virou as asas para baixo,

E começou a remar.


Quando alcançou a margem

Começou a caminhar.

Precisava voltar para casa,

Para mamãe não se preocupar.


(...)


Tininha se assustou,

E começou a chorar.

Precisava de suas pintas,

Para a casa retornar.


Voltou logo para o rio,

Na esperança de encontrar

Todas as pintas das asas

Que ela perdeu ao nadar.


Subiu numa folha verde

Para no rio navegar.

E a todos que encontrava,

Parava para perguntar:


-Você viu as pintinhas

Que estavam nas minhas asinhas?

Se você as encontrar,

Faça o favor de me avisar.


(...)


O pintor pegou Tininha

E a pôs na palma da mão:

-Você não é borboleta...

-Você não é um siri...

-Quem é você, então?


-Sou apenas uma Joaninha

Que perdeu suas pintinhas,

Se você não me ajudar,

Para casa não posso voltar.


E o pintor tão cuidadoso

Começou a trabalhar.

Tinha um sério compromisso:

A Joaninha ajudar.


Com a tinta e seu pincel

Começou a desenhar

As pintas de suas asas,

Para Tininha alegrar.


A amiga inseparável

Correu na frente para avisar:

-Dona Joana, dona Joana,

Sua filha vai chegar.

Prepare uma grande festa

Que vamos comemorar,

Tininha já está de volta

Para o seu querido lar.


-E a mãe correu à frente

Para sua filha abraçar.




ABAIXO ALGUMAS ATIVIDADES PARA TRABALHAR  AS EMOÇÕES, O RACIOCÍNIO LÓGICO E COORDENAÇÃO MOTORA FINA.




A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS DUCARMO PAES



A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas

A joaninha que perdeu as pintinhas



A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre isso.

Histórias Infantis

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê"

Revolução na Alimentação Infantil: A Jornada de Uma Mãe e o Cardápio do Bebê" Você já se perdeu na hora de alimentar seu bebê, sem sabe...

POSTAGENS MAIS VISITADAS