Fazer um plano de aula pode ser complicado, não é mesmo. Mas não se desespere, veja aqui o passo a passo para elaborar um plano de aula perfeito para seus alunos.
A primeira coisa é identificar a habilidade ou competência que você deseja trabalhar. Depois, verifique se essa habilidade está presente na BNCC e se é uma habilidade própria para a série ou ano no qual você está trabalhando.
A seguir, defina quais são os objetivos da aprendizagem. Você precisa mostrar de forma clara quais são os objetivos que pretende alcançar com seus alunos.
A terceira coisa a fazer é escolher bem as atividades que serão trabalhadas em sala de aula. Essas atividades devem ser condizentes com a habilidade ou a competência que você escolheu e atender aos objetivos de aprendizagem que você definiu.
O próximo passo é organizar a aula. Com as atividades em mãos, exponha para os alunos o que será trabalhado, mostre os objetivos da aprendizagem. Use a naturalidade para passar as informações. Mostre os materiais didáticos que serão usados como livros, vídeos, jogos etc.
Para finalizar, é necessário fazer uma avaliação da aprendizagem dos alunos. Verifique se os objetivos foram alcançados, se os alunos conseguiram adquirir a habilidade ou a competência que foram propostos no seu plano de aula. Caso perceba que os alunos ainda não alcançaram os objetivos propostos, repita o plano com outro tipo de atividade que cobre a mesma habilidade ou competência.
É importante adequar o plano de aula às necessidades dos alunos, ao contexto escolar. Tenha em mente que a BNCC é uma referência e não precisa ser seguida de forma rígida e inflexível.
Veja aqui um exemplo de plano de aula:
Habilidade/competência: Compreensão e interpretação de textos
Objetivos de aprendizagem:
Identificar informações explícitas e implícitas em um texto.
Compreender a estrutura e organização de um texto.
Interpretar o texto de forma crítica e reflexiva.
Atividades:
Leitura em voz alta de um texto sobre um tema relevante para os alunos.
Discussão em grupo sobre o tema do texto, com foco em identificar as informações explícitas e implícitas presentes no texto.
Análise da estrutura e organização do texto, identificando elementos como título, subtítulo, parágrafos, imagens, entre outros.
Reflexão individual sobre a mensagem transmitida pelo texto e como ela se relaciona com o contexto dos alunos.
Produção individual de um texto escrito, a partir do tema abordado na leitura e da reflexão realizada. O texto deve seguir uma estrutura adequada e apresentar uma mensagem clara e coerente.
Materiais didáticos:
Texto sobre o tema escolhido.
Quadro branco e marcadores.
Folhas de papel e lápis.
Avaliação:
A avaliação será realizada a partir da análise do texto produzido pelos alunos, levando em consideração aspectos como estrutura, coesão e coerência textual, além da capacidade de interpretar o tema e apresentar uma reflexão crítica sobre o assunto. A avaliação também poderá ser realizada por meio da participação dos alunos nas atividades em grupo e na discussão do tema.
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