Veja aqui como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento da criança e se encante com os poemas de Cecília Meireles


 Quem foi Cecília Meireles

Cecília Meireles foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX e teve uma grande contribuição para a literatura infantil brasileira.


Ela começou a escrever para crianças na década de 1930, em um momento em que a literatura infantil brasileira ainda era pouco desenvolvida. Seus livros apresentam uma linguagem poética e sensível, tratando de temas como a natureza, a infância, a solidão, a imaginação e o amor.


Entre suas obras para o público infantil, destacam-se "Ou isto ou aquilo", uma coletânea de poemas que estimula a imaginação e a criatividade das crianças.


É um dos poemas mais famosos de Cecília Meireles. Confira o poema abaixo:

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.


Neste poema, Cecília Meireles apresenta um jogo de escolhas que a criança deve fazer, mostrando que nem sempre é possível ter tudo o que se quer, e que muitas vezes é preciso fazer escolhas difíceis na vida.


Através de uma linguagem simples e divertida, a poesia convida os leitores a refletirem sobre suas escolhas e prioridades, e sobre como essas escolhas moldam suas vidas. É um poema que tem sido muito utilizado como ferramenta pedagógica nas escolas, para ensinar as crianças sobre o processo de tomada de decisões.




Cecília Meireles também foi uma grande educadora e pensadora da infância. Ela acreditava que a literatura poderia ser uma ferramenta para a formação de leitores críticos e conscientes, e que as crianças deveriam ser estimuladas a desenvolver sua imaginação e criatividade desde cedo.

O poema "Tanta Tinta" de Cecília Meireles é um poema infantil, que faz parte de sua obra "Ou isto ou aquilo", uma coletânea de poemas voltados para o público infantil.

Através de uma linguagem simples e lúdica, o poema provoca a reflexão das crianças sobre a quantidade de informações e palavras que elas têm acesso no mundo atual, e como isso pode ser ao mesmo tempo fascinante e desafiador. É uma ótima obra para estimular a imaginação e a curiosidade das crianças, e para introduzi-las à poesia de forma divertida e acessível.



Tanta Tinta


Ah! Menina tonta,
toda suja de tinta
mal o sol desponta!


( Sentou-se na ponte
muito desatenta...
e agora se espanta:
Quem é que a ponte pinta
com tanta tinta?...)


A ponte aponta e
se desaponta.
A tontinha tenta
limpar a tinta,
ponto por ponto
e pinta por pinta...


Ah! Menina tonta!
Não viu a tinta da ponte!



Os poemas mais conhecidos de Cecília Meireles São:

"Ou isto ou aquilo" "A bailarina" "A menina, a guitarrinha e a rosa" "A rua dos cataventos" "A rosa" "Canção do Exílio" "Canção do tempo antigo" "Colar de Carolina" "Conselhos" "Estrela da Tarde" "O adivinhão" "O menino azul" "O passarinho" "O pintinho" "Ouvi contar" "Romance de Santa Cecília" "São Francisco"

Esses poemas são valorizados até hoje pela sua linguagem poética, simplicidade e sensibilidade ao universo infantil.


O menino azul



O menino quer um burrinho
para passear
Um burrinho manso,
que não corra e nem pule,
mas que saiba conversar.

o menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar


e os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim


(Quem souber de um burrinhos desses,
pode escrever
para Rua das Casas,
número das Portas,
ao menino azul que não sabe ler.)




Nesse poema, Cecília Meireles apresenta o desejo do menino de ter um burrinho para si. Ela descreve as características que o burrinho deve ter, como ser manso que não goste de correr e nem de pular, e como o menino cuidará dele como um brinquedo novo. O poema é uma forma de celebrar a pureza e a inocência da infância, e de mostrar como o amor e o carinho que as crianças têm pelos animais podem ser tão intensos e verdadeiros quanto qualquer outro tipo de amor.


A literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, uma vez que permite que elas entrem em contato com diferentes realidades, vivências e valores. Além de oferecer entretenimento, a literatura infantil é uma ferramenta de aprendizado, que pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

A leitura de poemas infantis pode estimular a imaginação, a criatividade e a capacidade de compreensão das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de expressão. 

Por meio dos poemas, as crianças podem aprender a identificar emoções, a compreender os sentimentos dos outros e a desenvolver empatia e compaixão.

Por todos esses motivos, a literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, contribuindo para formar indivíduos mais críticos, criativos e sensíveis às necessidades do mundo em que vivem.





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